domingo, 9 de dezembro de 2012

Wall-E (2008)



Poster do filme

Wall-E (2008)

Ao longo dos últimos anos, sugeri com frequência nos fóruns políticos dos quais participo, que as pessoas assistam a este filme. Ele é um belo filme com mensagens de amor e amizade, mas sobretudo, ele é um bom exemplo de filmes que tratam de sociedades distópicas.

O enredo se passa num mundo do futuro. A terra não é mais habitável devido ao excesso de consumismo tê-la transformado num depósito de lixo. 

Uma corporação gigante de produtos – BnL (Buy n Large) – resolveu o problema enviando a população para cruzeiros pelo espaço, enquanto robôs limpavam a sujeira deixada para trás. Ninguém se pergunta como deve ter sido, mas sem dúvida, provavelmente foram para os cruzeiros somente a nata dos endinheirados.

Passados mais de 700 anos, apenas um robozinho – Wall-E – segue compactando o lixo no planeta Terra e fazendo pilhas ordenadas em formas de prédios e blocos. Até que ele descobre uma pequena plantinha que brotou em meio à sujeira.

Uma das naves de cruzeiro no espaço – Axiom – envia robôs bem mais modernos para vasculhar a terra em busca de alguma amostra de que a vida tenha brotado novamente por lá. A sonda EVA (Examinadora de Vegetação Alienígena) chega e o robozinho se apaixona por ela imediatamente.

A história se desenvolve com muita aventura e mensagens que valem a pena para cada jovem e criança das gerações Y e Z adiante, e talvez amoleça um pouco também a todos nós, adultos de corações empedernidos.


UM MUNDO DE HUMANOS ROBOTIZADOS

Um dos motivos pelos quais sempre indico o filme é por causa dos seres humanos daquela sociedade do futuro ali representada. 

Cada vez que vejo todo mundo ligado em seus aparelhos com fones e nos seus mundos virtuais individuais, até entre os amigos (algo em substituição por “contatos nas redes sociais”), lembro–me deste filme.

Para onde caminha a humanidade? O que será da biodiversidade no planeta Terra com a voracidade e a velocidade em que os humanos estão alterando e destruindo tudo em nome do consumo e da manutenção da engrenagem do sistema capitalista?

Reflita cada pessoa que for capaz de ainda pensar e cismar.


Nenhum comentário: